terça-feira, 10 de março de 2009

A TV e o Desporto

Saudações desportivas

Caros leitores.

Este tema surge na sequência da "excelência" das transmissões televisivas dos jogos da "Liga Sagres".
Assim sendo, o que vos quero falar não é de:
  • 30 repetições de um lance "normal"
  • da excelência dos comentadores (ou será comentadeiros) desportivos (quer dizer, se calhar são emissores de opinião, não sei...)
  • das pausas para publicidade
  • da falta de jeito de alguns jornalistas para fazer questões - quer a treinadores quer a jogadores
  • da não entrevista ao arbitro no final do jogo. Porque não fala ele do jogo? É um interveniente.
  • entre outras coisas...

Mas sim de:
  • agressões
  • cuspidelas
  • insultos (quer entre jogadores, quer entre arbitro e jogadores)
  • e todas as outras coisas nefastas ao desporto, mas que infelizmente teremos que conviver com elas
A respeito, preocupam-me algumas coisas nas transmissões desportivas em geral, e em particular no Futebol. Pensemos...
  1. Quando há uma agressão entre jogadores (p.e.), é pertinente que a TV transmita uma repetição do lance, quer para esclarecer aquele telespectador que estava a beber "çarveja e comer "tramoços", quer para análises "pertinentes" por partes desses grandes especialistas, os "COMENTADEIROS DESPORTIVOS". Mas, a TV não transmite um repetição, transmite um cento delas, de todos os ângulos possíveis e imaginários. Para quê? Uma chega para analisar o lance. Não é preciso vermos um cento de vezes que o jogador agrediu outro. Aliás, essas agressões tornar-se-ão um mau exemplo para todos aqueles que praticam Desporto.
  2. Pior... porque razão os "Senhores" das câmaras filmam os jogadores a ter aquele gestão tão másculo que é cuspir para o chão? É realmente uma imagem linda...
  3. Ainda pior, e trato apenas 3 situações, é ouvir e ver os jogadores a insultarem-se e a insultarem o arbitro. Que o insulto (ou clássico "picanço") aconteça, é uma "normalidade" no jogo, agora, o realizador não precisa mostrar mais um cento de repetições, muito menos nas câmaras em que foca a boca do jogador a dizer: "oh sr arbitro, o senhor que vá ser feliz para o paraíso", ou "sr arbitro, eu nem toquei no meu colega, toquei apenas na bola, porque razão o sr me admoestou o cartão que pune uma falta perigosa".
Enfim... nós, como consumidores do Desporto merecemos um MELHOR Desporto, portanto, Srs da TV preocupem-se com o espectáculo e não com coisas como referidas anteriormente. As Leis de Jogo (bem ou mal concebidas e aplicadas) estão definidas e ao Sr Arbitro cabe ajuizar. Portanto deixem-nos ver o jogo.

Abraço e pensem nisto...

Sem comentários:

Enviar um comentário