domingo, 1 de março de 2009

O SUCESSO dos Clubes "desconhecidos"

A pertinência deste tema deve-se ao facto de que no nosso País existe uma excelência extraordinária a nível da comunicação social, quando falamos de sucesso desportivo.
Isto acontece quando?
Acontece quando alguns desportistas deste país têm sucesso. Senão vejamos:
  • Se a Vanessa Fernandes ganha alguma prova o comentário nos media é: "Vanessa Fernandes, a atleta do Benfica ganha mais uma prova, ou medalha"
  • Se o Nelson Évora ganha alguma prova o comentário nos media é: "Nelson Évora, o atleta do Benfica ganha mais uma prova, ou medalha"
  • Se a Ana Hormigo (judo) ganha alguma prova o comentário nos media é: "A atleta portuguesa ganhou mais uma medalha"
  • Se Emanuel Silva (canoagem) ganha alguma prova o comentário nos media é: "O atleta português ganhou mais uma medalha"
  • Quando Rosa Mota ganhou as provas que ganhou, os comentário nos media eram: "A atleta portuguesa, Rosa Mota, ganha mais uma medalha"
Destes cinco exemplos vejo um tratamento diferente dos Clubes aos quais estão associados os desportistas. Sim, um tratamento bem diferente...

Antes de mais Ana Hormigo é judoca do Associação Judo Clube União Albicastrense, o clube de Emanuel Silva o Clube Náutico do Prado e Rosa Mota foi atleta do Centro de Atletismo do Porto. É verdade. Estes clubes existem e formam Desportistas de alto nível.

Provavelmente uma grande percentagem dos leitores deste post desconheciam quais os clubes de alguns destes excelentes desportistas.

A minha pergunta é: porque não se dá mais ênfase aos clubes "mais pequenos", aqueles que realmente formam desportistas, que não se aproveitam daquilo que os outros formam e recolhem os louros?

Serão os Clubes como Benfica, Sporting, Porto, ou outros com maior projecção desportiva que merecem ser projectados quando os desportistas obtêm resultados?

E os outros? Aqueles "mais pequenos" que também obtêm resultados? Esses sim, merecem que se fale neles, que se apoiem, que se patrocine, que se tudo...

Alguma vez se falou na Associação Judo Clube União Albicastrense? Alguma vez se falou do Clube Náutico do Prado? Alguma vez se falou do Centro de Atletismo do Porto?


Vale a pensar pensar nisto e apoiar este Clubes. Eles sim, precisam de apoio e projecção.

Abraço

1 comentário:

  1. Boa tarde

    Os meus parabéns pelo excelente artigo de opinião, finalmente alguém que dá o devido valor aos clubes de formação.
    Muito obrigado, cumprimentos, Abel Louro - Presidente da Associação Judo Clube União Albicastrense

    Aproveito para deixar aqui o blog do nosso clube, em breve estará online o nosso site oficial...

    http://ajcua.blogspot.com/

    ResponderEliminar