quinta-feira, 5 de março de 2009

O Desporto Escolar - MEGA

Olá caros leitores...

O Desporto é, por si só, um turbilhão se sentimentos, sensações, emoções, e tantas outras coisas. Mas, em contexto escolar, torna-se uma "coisa diferente", em particular quando os jovens desportistas têm encontros regionais. Eles partilham essas emoções com colegas de outras localidades e escolas, o que torna o encontro mais "mágico"
Decorreu hoje no Estádio Dr Magalhães Pessoa (Leiria) mais uma final regional do MEGA nas diferentes disciplinas de atletismo.
Confesso que me perdi na emoção daquelas crianças e jovens. É uma óptima sensação olhar a satisfação com que aquelas crianças e jovens praticam o "seu" desporto, ao seu ritmo, representando com todo o orgulho e afinco a sua escola. Deve dar-se os parabéns aos profissionais que com elas trabalham e lhes proporcionam uma melhor vida e consequente formação humana.

Mas, a par desta magia e emoção do desporto, assisti a uma coisa que me preocupa. E bastante!
Qual não é o meu espanto ao entrar pelo estádio dentro, dou de caras com um jovem (não mais que 13/14 anos) com o seu "cigarrinho" na mão. Mais, à saída do estádio, o mesmo sucedia com alguns professores e/ou encarregados de educação (sinceramente nem lhes perguntei quem era... talvez não fosse na minha conta).

Nesta situação há, essencialmente, duas coisas que me preocupam:
  • Um jovem, antes ou depois, da prática desportiva a fumar? Com uma idade tão precoce? Não deveria haver um controlo mais "apertado" por parte dos pais?
  • Os professores e/ou encarregados de educação deveriam ser um "exemplo". Sim, caso alguns não tenham percebido, tudo o que mostramos aos nossos jovens eles absorvem com uma facilidade tal, quem nem percebem bem se é bom ou mau. Simplesmente "imitam", querem ser rapidamente crescidos.
Deixem e obriguem os nossos jovens a brincar e a praticar Desporto e a fazer outras coisas saudáveis para o seu "TODO". Não os prendam (ou deixem que eles se prendam) às mesas e cadeiras, nem aos computadores e aos jogos virtuais.

Deixem-nos viver e brincar... Só assim serão felizes...

Vale a pena tomar atenção nisto.

Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário