quinta-feira, 5 de março de 2009

O Pequeno rectângulo azul

Olá caros leitores

Mais uma vez venho falar-vos (ou será mais um desabafo?) do pequeno rectângulo azul que transformou a cabeça dos nossos pequenos pré-adolescentes. Falo-vos, claro está, do MAGALHÃES.
Bom... Esta transformação ocorreu eu duas fases:
  1. A primeira fase foi a ilusão, quando no inicio do ano lectivo o Sr. Primeiro Ministro anunciou que todas as crianças (as que quisessem) poderiam adquirir o computador a baixo custo. Logo, os pequenos jovens ficaram completamente extasiados com a ideia de ter um computador à sua medida.
  2. A segunda fase, e para mim a mais preocupante, é a chegada do Magalhães às mãos das crianças.

Assim sendo, impõe-se uma questão: Será o Magalhães à medida essencial na formação das crianças e essencial para a sua formação?
A resposta é, parece-me, óbvia...
NÃO, CLARO QUE NÃO! Apresento algumas justificações para o NÃO:
  • Pelas informações que tenho recolhido o Magalhães serve "apenas" para jogar! (segundo algumas breves e informais inquirições a alguns "sortudos" a quem o Magalhães já chegou à mão)
  • Alguns pais dizem até que com o Magalhães o filho vai mais tarde dormir
  • Algumas crianças levam-no para a escola, para ligar nos intervalos e/ou na hora do almoço. E que fazem? Será para ler algum pequeno livro infantil? Será para estudar algumas matérias escolares?
O que esperava o Sr. Primeiro Ministro ao dar o Magalhães a estas crianças? Construir espaços lúdicos e desportivos, espaços de aprendizagem? NÃO! O Magalhães é que vai formar os Homens do futuro.

O que esperavam os pais ao adquirir o Magalhães para os seus filhos?
Dar-lhes ou proporcionar-lhes uma vida activa de estímulos, comprar-lhe livros e outros instrumentos de aprendizagem, brincarem com eles? NÃO! O Magalhães será o melhor amigo do meu filho e fará dele um grande Homem.

Pais e educadores, peço-vos o favor de pensarem nisto.


Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário