segunda-feira, 18 de maio de 2009

Fui à bola... (2)

Pois é, no seguimento do post anterior, na ida à bola, deparei-me com uma situação muito habitual no desporto. Falo-vos da excelência de alguns jornalistas/comentadeiros desportivos.

Pois é, sentadinho na minha cadeira, resolvi (e é tipicamente "tuga") conectar o transístor numa rádio local, para ouvir o relato.

Até aqui nada de anormal, mas com o decorrer do jogo, a "chama" do adepto inflama no Sr Jornalista/Comentadeiro desportivo e:

  • Resolve usar vocabulário caro, isto é, para fazer parecer os ouvintes que percebe muito do desporto, que tem muitos conhecimentos, etc etc. Nada mais errado, senão vejamos. O Sr árbitro deste jogo era Carlos Xistra, árbitro de Associação de Futebol de Castelo Branco. Sr ao qual o Jornalista/Comentadeiro resolver apelidar, e muito bem, de "Juiz ESCALABITANO"... Espera... não seria mais "Juiz Albicastrense"? Isto digo eu... Sr Jornalista/Comentadeiro, um escalabitano é natural de Santarém. Quando se pertence a Castelo Branco diz-se albicastrense... Como dizia o outro:"penso eu de que..."
  • A um Jornalista/Comentadeiro desportivo pede-se que relate os factos, nada mais que os factos, sendo isento, idóneo, transparente e coerente. Ninguém precisa saber qual a opinião do Sr Jornalista/Comentadeiro, ou o que ele acha sobre este ou aquele assunto... Pede-se transparência e isenção.

Como mensagem final deixo um apelo/pedido a alguns Srs Jornalistas/Comentadeiros desportivos: não tentem usar palavras muito caras, é sinal que pouco percebem do assunto e pior, não as sabem usar. Ah, e façam o favor de fazerem jornalismo de excelência.

Este post pretende ser uma critica construtiva, porque é vergonhosa a forma como alguns acham que podem brincar com o MEU/NOSSO DESPORTO.

Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário