sexta-feira, 8 de maio de 2009

Alguns "poderosos" do Desporto

Decepcionado… é assim que me sinto…

Não é justa a forma como algumas pessoas “brincam” com o Desporto.

O Desporto é demasiado importante para que andem por aí uns quantos a pensar que podem tudo no Desporto. Refiro-me a dois tipos de personagens intervenientes no fenómeno desportivo:
  • Dirigentes desportivos
  • Árbitros

Bom, os primeiros deviam ser “formados” no Desporto, de modo a perceberem quer o fenómeno desportivo, quer as influencias na vida das pessoas de decisões por eles tomadas. Os dirigentes desportivos deviam ter formação desportiva e de gestão. Esta formação deveria permitir, de uma vez por todas, terem conhecimentos para não afundarem os seus clubes (em termos financeiros e desportivos), não terem dividas financeiras para com os seus desportistas (sim, eles precisam viver e sustentar as suas famílias), e intervirem no fenómeno desportivo da forma que ele merece, melhorando-o, se possível.


No que respeita aos segundos… os árbitros. Eu não sei quem lhes deu esse “poder” (ou eles acham que o têm) mas eles acham que podem “mandar” no desporto e nos seus resultados. Todos os dias assistimos a situações menos “limpas” no Desporto… Forjam resultados, tomam decisões que beneficiam equipas, prejudicam outras.
Enfim… eles são importantes no fenómeno desportivo, mas o seu principal papel é fazer cumprir as regras, não para prejudicar o Desporto. Mas, o grande e grave problema é que eles também querem ser “estrelas” no Desporto. Então, a única forma de aparecerem é “tomando decisões erradas”. Deviam, também os árbitros ,ser responsabilizados pelas decisões que tomam e receber formação desportiva (muita e boa)...

Se o Desporto em Portugal melhorar estes dois tipos de intervenientes, de certo teremos um Desporto melhor e mais justo.

Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário