domingo, 8 de fevereiro de 2009

Priiiiiiiiiiiiiiiiiii e é PENALTI...

Boa noite caros leitores.

Bom... estes meus desabafos hoje vão continuar pelo Desporto, em particular pelo futebol. É rico em boas situações para que os "especialistas" possam dizer algo a respeito.

Ora, hoje (08.02.2009) houve uma jogo de futebol apelidado de "clássico". Um FC Porto vs SL Benfica. Bom, vi o jogo e como tal tenho duas coisas a apontar:
  • Só porque um jogador cai dentro de área é penalti?
Esta pergunta é muito pertinente pois hoje assistiu-se ao cúmulo: um jogador simulou um penalti nas "barbas" do Sr. Árbitro. Sim, porque ele não estava a mais de 2 metros dos jogadores envolvidos. Num país em que temos a mania de importar coisas do estrangeiro (p.e. politicas educativas, económicas, etc.) porque não importar outras coisas.
No desporto analisemos o caso passado há uns dias em Inglaterra. O jogador Frank Lampard foi expulso num jogo do Chelsea. Mas, após o jogo, uma comissão reuniu e decidiu que não haveria motivo para tal sanção. Logo, e em tempo útil, foi tomada a decisão de retirar o castigo ao jogador.
Agora, passando isso para o nosso futebol... porque não analisar a queda do jogador do FC Porto no jogo de hoje, percebendo claramente que não existe qualquer falta e castiga-lo com meia dúzia de jogos + uma multa. Talvez assim as quedas "fantasma" na área fossem em menor número.
  • Outro assunto pertinente é a excelência de algumas pessoas que trabalham na comunicação social, refiro-me em particular aos repórteres nos jogos de futebol.
Analisemos o "flash interview" do jogo de hoje. Porque razão esses Srs. têm medo de perguntar coisas ao Sr Jesualdo? Porque não lhe fazem perguntas "indiscretas" como fazem a outros treinadores. Porque deixam que seja ele a levar a entrevista para onde ele quer e não para onde é realmente pertinente ir, o que é realmente pertinente discutir? Porquê? Será porque ele joga na equipa de "azul"?

O Desporto, em particular o futebol, em Portugal merece muito mais que isto. Merece pessoas competentes e capazes de intervir no fenómeno da forma que ele merece. As pessoas ainda não se aperceberam bem da dimensão do Desporto e da forma que ele é capaz de influenciar a vida das pessoas... Pelo menos por cá... Sim, porque lá fora algumas pessoas já pensam o Desporto de forma diferente e por isso as coisas "funcionem como deve ser"...

Vale a pena pensar nisto...

Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário