sexta-feira, 3 de abril de 2009

Hi-tec & People

Saudações...

Depois de uns dias a vaguear pela cidade... eis que me deparo com dois fenómenos tecnológicos:
  • Telemóvel
  • Leitor de MP3
O que têm estes dois fenómenos de tão importante para me "obrigarem a um post"?
A resposta parece simples: porque toda a gente tem um!!!
Mas não... a resposta é mais complexa. Vamos ver...
  • O TELEMÓVEL - Sempre que caminhamos pelas ruas é extremamente comum ver e ouvir alguém a falar ao telemóvel. Assim, de repente, surgem-me os seguintes apontamentos:
  1. Terei eu alguma coisa a ver com a vida das pessoas? Sim, porque falam tão alto que quem quer que passe na rua ouve e fica a saber do que se trata. Exige-se o mínimo de discrição possível...
  2. Gestos: é uma imagem extremamente espectacular ver alguém a falar ao telemóvel e a gesticular, em particular quando esta indignada com quem está no outro lado da chamada...
  3. Depois olham para nós, simples transeuntes, como se tivéssemos que dar opinião e apoiar o que dizem...
  • O MP3 - esse pequeno gadget está muito em voga, em particular nas gerações mais jovens. Mas, mesmo ele deixa-me algo intrigado:
  1. Porque razão tenho eu que estar a ouvir a mesma musica que eles? Sim, eles usam headphones mas metem aquilo em "altos berros". Será que sabem que há um limite saudável nos decibéis para o nosso ouvido? Há estudos que revelam que a utilização indevida de MP3 poderá levar à surdez... Estarão eles sensibilizados e alertados?
  2. Outra situação espectacular é quando queremos comunicar com alguém que está com o seu MP3 em "altos berros" e comunicamos (verbal ou gestualmente) e eles abanam a cabeça como quem diz: «ya, é isso, deixa-me é curtir o meu sonoro»
Pensem nisto... quanto mais não seja para não fazer "figurinha de parvo" no meio da rua.

Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário